
Volta-e-meia pronunciamos esta palavrinha, principalmente quando nos sentimos "sacaneados"... mas será que conseguimos ter clareza sobre o que ela significa atualmente ou para nós, no dia-a-dia? E aí?, o quê é "ética"?, o quê é ser "ético"???
"Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar" Blaise Pascal`L i b e r d a d e
`H u m a n i s m o
`A r t e s :.
7 comentários:
Num sentido geral, entendo ética como um modo de agir particular e coerente, fundamentado em valores e práticas específicos. Mas no cotidiano "ética" pertence ao universo da moral, aquilo que é relativo ao bom e ao mau proceder. Assim dizemos "fulano não é ético" ou "aquela empresa tem ética nos negócios"...
Bom, uma pergunta que me vem a cabeça: qual a diferença entre ética e moral, ou seriam sinônimos?
Se moral é saber distinguir entre o certo e errado, assim como fazer o certo, e ser ético é proceder de forma correta, então pode-se dizer que sim! Mas não seria possível, por exemplo, um ato econômico ser conciderado ético e condenavel moralmente?!?! Sendo assim acredito que a moral é estática e imutavel (certo e errado não mudam) ao passo que a ética é construida por um conjunto de pessoas que vivem em sociedade e dependendo de sua cultura e experiências proprias determinam o que é ético apartir destes parâmetros.
A ética portanto evoluirá junto com os individuos, mutando, e adiquirindo a forma de Moral a medida que o homem tende a perfeição.
Matheus, ótimo comentário! Só poderia ser meu primo!!! heheheh...
Que tal falarmos também de uma ética codificada?Exp:Estatuto da Ordem dos Advogados. Serão éticos todos os advogados que cumprem todas as normas contidas em seu texto? Perante a Ordem dos Advogados não há dúvida que sim, já aos olhos de um cliente, o mesmo advogado poderia ser taxado de imoral.Então, necessariamente, a ética deve ser um padrão de comportamento adotado por uma coletividade de pessoas, em que, principalmente, todos os membros desta coletividade sintam-se como autores/construtores desta forma de agir.Finalizando, a ética contida nos códigos, a ética do Estado,pode coexistir como padrão ético ou como imoralidade do Estado.
Que tal agora discutirmos o Estado?
Numa sociedade tão complexa como a nossa, é razoável compreender que há "éticas" de grupos que a constituem e, necessariamente, deve haver uma ética de fundo - formalmente constituída - que sirva como expressão "concreta" desta coletividade maior - um estatuto ou a Constituição do Estado, p.e.
Mas realmente o Estado é um tema super interessante. Aguardem novas postagens.
Na verdade, ético é tudo o que fazemos com os outros, mesmo que sejamos cruéis.Já o que sofremos, é anti-ético(hehehe). Moral é um conceito subjetivo, pois o que é moral para um ou uma cultura, é completamente abominável por outros. Pensem no canibal, será que ele acha que é imoral comer um braço ou uma perna? Nós somos éticos e morais o tempo todo, ou estamos condicionados a ter uma ação/reação contida para sermos aceitos pelo meio?
abraços.
Postar um comentário